A rotina de Pré-Natal de baixo risco inclui pelo menos três exames de ultrassom, realizados em épocas adequadas e com propósitos específicos:

Ultrassom obstétrico com dopplerfluxometria do primeiro trimestre (11 a 13 semanas + 6 dias):

ultrassom-trimestre-1

Este exame permite a correta avaliação da idade gestacional, detalhada revisão da anatomia fetal inicial, avaliação de marcadores para alterações cromossômicas (translucência nucal, osso nasal, ducto venoso e regurgitação tricúspide). Também neste período faz-se o rastreamento para complicações relacionada à insuficiência placentária como a pré-eclâmpsia e restrição de crescimento intrauterino, através do estudo Doppler das artérias uterinas.

Ultrassom morfológico com dopplerfluxometria de segundo trimestre (20 a 24 semanas):

O ultrassom morfológico consiste na avaliação estrutural detalhada do feto, com o objetivo de identificar malformações. Realizado por profissional capacitado e com equipamento de alta resolução, imagens digitais e Doppler colorido e pulsado, tem a capacidade de identificar, segundo a literatura, até 85% das malformações fetais. Um exame morfológico normal não descarta a possibilidade de malformações, que podem ser evolutivas, ou seja, aparecerem com o evoluir da gestação ou após o nascimento. Cerca de 3% de todos os fetos apresentam alguma anomalia estrutural. Nesta mesma oportunidade, realiza-se a medida do colo uterino para estimar o risco de trabalho de parto prematuro.
O tempo de duração do exame varia em função da posição do bebê, quantidade de líquido amniótico, biotipo da mãe e idade gestacional.

Importante: em virtude da complexidade do exame, da possibilidade de notícias desagradáveis e da preservação da privacidade da paciente, recomendamos não mais que dois acompanhantes em sala (ambos maiores de 5 anos de idade).

Ultrassom obstétrico com dopplerfluxometria de terceiro trimestre:

ultrassom-trimestre-3

É realizado com o objetivo de avaliar o crescimento e condições fetais e placentárias, quantidade de líquido amniótico e vitalidade fetal.

Ultrassom 4D

ultrassom-4D

A Clínica Materno Fetal também oferece momentos inesquecíveis através da ultrassonografia 4D, que mostra imagens tridimensionais do bebê, acompanhando seus movimentos em tempo real.
Este exame proporciona aos pais a emoção de ver o rosto do bebê pela primeira vez, com alta resolução, podendo identificar seus traços e suas semelhanças.
As imagens impressas ficarão marcadas na história de seu filho.

Importante: este serviço não tem cobertura de convênio.