A rotina de Pré-Natal de baixo risco inclui pelo menos quatro exames de ultrassom, realizados em épocas adequadas e com propósitos específicos:
Ultrassom obstétrico de primeiro trimestre (até 10 semanas):

Este exame geralmente é realizado por via transvaginal e permite avaliar a idade gestacional, a posição do saco gestacional, a quantidade de bebês e a vitalidade fetal.
Ultrassom obstétrico com Translucência Nucal (11 a 13 semanas + 6 dias):

Este exame permite a correta avaliação da idade gestacional, detalhada revisão da anatomia fetal inicial, avaliação de marcadores para alterações cromossômicas (translucência nucal, osso nasal, ducto venoso e regurgitação tricúspide). Também neste período faz-se o rastreamento para complicações relacionada à insuficiência placentária como a pré-eclâmpsia e restrição de crescimento intrauterino, através do estudo Doppler das artérias uterinas.
Ultrassom morfológico de segundo trimestre (20 a 24 semanas):

O ultrassom morfológico consiste na avaliação estrutural detalhada do feto, com o objetivo de identificar malformações. É realizado por profissional capacitado e com equipamento de alta resolução, imagens digitais e Doppler colorido e pulsado. Um exame morfológico normal não descarta a possibilidade de malformações. Estas podem ser evolutivas, ou seja, aparecerem com o evoluir da gestação ou após o nascimento.
Nesta mesma oportunidade, realiza-se a medida do colo uterino para estimar o risco de trabalho de parto prematuro.
O tempo de duração do exame varia em função da posição do bebê, quantidade de líquido amniótico, biotipo da mãe e idade gestacional.
Importante: em virtude da complexidade do exame, da possibilidade de notícias desagradáveis e da preservação da privacidade da paciente, recomendamos não mais que dois acompanhantes em sala (ambos maiores de 5 anos de idade).
Ultrassom obstétrico de terceiro trimestre:

É realizado com o objetivo de avaliar o crescimento e condições fetais e placentárias, quantidade de líquido amniótico e vitalidade fetal.
Ultrassom 4D

A Clínica Materno Fetal também oferece momentos inesquecíveis através da ultrassonografia 4D, que mostra imagens tridimensionais do bebê, acompanhando seus movimentos em tempo real.
Este exame proporciona aos pais a emoção de ver o rosto do bebê pela primeira vez com alta resolução. Eles poderão identificar seus traços e suas semelhanças.
As imagens impressas ficarão marcadas na história de seu filho.
Importante: este serviço não tem cobertura de convênio.