Quais são os principais exames pré-natal?

Quais são os principais exames pré-natal?
Atualizado em 20 de December de 2022

Os exames pré-natal têm três objetivos principais. O primeiro é estimar a idade gestacional e a provável data do parto. Já o segundo é identificar alterações ou problemas de saúde. O terceiro, por fim, é monitorar o estado clínico da gestante e do bebê. Tudo isso os tornam imprescindíveis!

Neste artigo, mostramos quais são os exames laboratoriais e de imagem mais solicitados. Veja, também, onde realizá-los em Florianópolis, SC. Boa leitura!

Quais são os principais exames gestacionais?

Nas consultas do pré-natal, realizam-se diversos exames físicos. É o caso da verificação da pressão arterial e do peso, da medida da altura do fundo uterino, da ausculta dos batimentos cardíacos do bebê, etc. Eventuais sinais e sintomas de alerta também são avaliados.

Fora isso, ainda existem os exames complementares, tanto laboratoriais como de imagem. A seguir, listamos os mais solicitados para as gestantes classificadas como de baixo risco. Confira!

Tipagem sanguínea e fator Rh

Solicitados na primeira consulta. Os exames são necessários para determinar o tipo sanguíneo da gestante. Após o resultado, caso tenha Rh negativo e o pai do bebê Rh positivo, indica-se realizar outro exame, o Coombs indireto. Esse possibilita checar o risco de incompatibilidade do sistema Rh entre o sangue materno e fetal.

Hemograma

Solicitado na primeira consulta. Permite identificar diversas alterações, tais como a falta de ferro no sangue (anemia).

Glicemia de jejum

Solicitada na primeira consulta e repetida na 20ª semana. Mede a quantidade de açúcar no sangue para pesquisa de diabetes tipo 2 e gestacional. No segundo trimestre, realiza-se o teste oral de tolerância à glicose, buscando o rastreio de diabetes gestacional.

Parcial de Urina e urocultura com antibiograma

Solicitada na primeira consulta. Revela a presença de bactérias na urina, as quais podem levar a infecções.

Papanicolau

Pode ser realizado em qualquer momento da gravidez, caso não tenha sido colhido no ano anterior. Trata-se do exame preventivo do câncer de colo do útero.

Teste rápido de sífilis e VDRL

Solicitados na primeira consulta e repetidos no terceiro trimestre. Diagnosticam a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, se não tratada, leva a abortos, partos prematuros, baixo peso ao nascimento, malformações e óbitos.

Testes de HIV

Solicitados na primeira consulta, identificam a presença do vírus causador da Aids no organismo. As sorologias são repetidas no segundo e terceiro trimestre de gestação.

Teste para hepatite B (HBsAg) e Hepatite C (HCV)

Solicitado na primeira consulta. Revela a presença do vírus da hepatite B e C, que podem ser transmitidas de mãe para filho.

Sorologias para toxoplasmose, Rubéola e Citomegalovírus

Realizada na primeira consulta. Identifica se a gestante tem ou já teve a doença e no caso da Rubéola, se apresenta imunidade após vacinação.

Hormônios da Tireóide

Solicita-se o TSH e T4livre para avaliação da função tireoidiana. Em caso de alteração, o tratamento é fundamental para a gestação.

Ultrassom obstétrico inicial

Realizado até a décima semana. O exame permite calcular a idade gestacional e detectar gestações múltiplas. Além disso, serve para avaliar a posição do saco gestacional, gemelaridade e se há malformações.

Ultrassom obstétrico com transluscência nucal e dopplerfluxometria das artérias uterina

Realizado entre a 11ª e a 13ª semana e seis dias. Serve para precisar a idade gestacional e revisar a anatomia fetal, por meio da avaliação dos marcadores para alterações cromossômicas, como a trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down). Avalia o risco de pre-eclâmpsia e restrição de crescimento intra-uterino.

Ultrassom morfológico de segundo trimestre com dopplerfluxometria

Realizado entre a 20ª e a 24ª semana. Permite analisar as características anatômicas e funcionais do bebê. Avalia-se a anatomia fetal com presteza buscando avaliar as malformações fetais e assim oferecer o melhor seguimento possível aos bebês que possuem alterações, inclusive tratamento intra-uterino de algumas condições como, por exemplo, a mielomeningocele.

Avalia-se o fluxo das artérias uterinas da mãe e das artérias umbilicais do bebê.

Ultrassom obstétrico de terceiro trimestre

Realizado no terceiro trimestre gestacional. Permite avaliar o crescimento e as condições placentárias e fetais, tais como a quantidade de líquido amniótico e a vitalidade do bebê.

Cardiotocografia

Realizado a partir da 30ª semana de gestação. Consiste no registro das variações da frequência cardíaca do bebê e das contrações uterinas.

Por que esses exames são tão importantes?

Os exames pré-natal são essenciais para prevenir ou detectar, precocemente, alterações ou doenças, tanto maternas como fetais. Dessa forma, ajudam a reduzir os riscos para a gestante, assim como favorecer o desenvolvimento saudável do bebê. Na prática, eles:

  • evitam o agravamento de doenças já presentes no organismo da mulher, cuja evolução é silenciosa (como hipertensão arterial, diabetes, cardiopatias, anemia, sífilis, entre outras);
  • identificam o posicionamento inadequado da placenta, permitindo tratar o problema e prevenir hemorragias graves;
  • diagnosticam a pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez), principal causa de prematuridade no Brasil e uma das maiores causas de mortalidade materna e perinatal;
  • detectam malformações fetais, sendo que algumas podem ser tratadas antes do nascimento, possibilitando uma vida normal.

Onde realizar os exames pré-natal em Florianópolis?

Se você mora em Florianópolis, conte com a infraestrutura completa e o corpo clínico altamente preparado da Clínica Materno Fetal. Com mais de 30 anos de trajetória, somos referência em Medicina Fetal, mantendo-nos em contínuo aprimoramento tecnológico e científico. Aqui, realizamos não apenas os exames pré-natal citados, mas também outros procedimentos, tais como amniocentese, biópsia de vilo corial, cordocentese, Nipt, entre outros.

Então, já sabe: ligue (48 3224-0180) e faça seu agendamento agora mesmo! Para facilitar, tenha em mãos o pedido médico e a carteira do convênio.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato. E para continuar se informando a respeito dos cuidados gestacionais, siga a Materno Fetal no Facebook e Instagram!

A Clínica Materno Fetal foi inaugurada em agosto de 1990 para atender à necessidade de um serviço de Medicina Fetal em Santa Catarina.
AGENDAR