Com quantas semanas é possível escutar o coração do bebê no ultrassom?

Com quantas semanas é possível escutar o coração do bebê no ultrassom?
Atualizado em 17 de April de 2023

Ouvir o coração do bebê no ultrassom pela primeira vez gera uma emoção inesquecível. Há gestantes, inclusive, que desconhecem essa possibilidade do exame e se surpreendem ao escutar os batimentos acelerados, característicos do início da vida intrauterina. A partir desse momento, o vínculo materno-fetal se fortalece de forma inimaginável!

Neste artigo, explicamos, brevemente, o que ocorre nas etapas iniciais do desenvolvimento gestacional, ao longo do primeiro trimestre. Mostramos, também, em que momento o coração começa a bater e quando é possível ouvi-lo. Para descobrir, continue a leitura!

O que ocorre nas fases iniciais do desenvolvimento gestacional?

As primeiras semanas de gestação são marcadas por diversos estágios de desenvolvimento. Tudo começa com a fertilização do óvulo, que se transformará em um blastocisto, depois em um embrião e, em seguida, em um feto.

A seguir, fizemos um resumo do que acontece em cada uma dessas etapas, as quais correspondem ao primeiro trimestre gestacional. Confira!

Fecundação

A fecundação ocorre quando o espermatozoide encontra e penetra o óvulo, geralmente, nas trompas de Falópio. Com isso, o óvulo fertilizado (chamado de zigoto) vai, pouco a pouco, sendo deslocado para o útero, o que leva de três a cinco dias.

No útero, o zigoto se transforma em blastocisto. Esse se implanta na parede uterina cerca de seis dias após a fertilização. O processo de implantação, por sua vez, termina entre o nono e o décimo dia.

Quando a bolsa amniótica está finalizada, por volta do 12º dia, o blastocisto se torna um embrião. A partir de então, o desenvolvimento ocorre dentro da referida bolsa.

Desenvolvimento embrionário

A fase de desenvolvimento embrionário se caracteriza pela formação da maioria dos órgãos internos e das estruturas físicas externas. O coração e os principais vasos sanguíneos, aliás, começam a se desenvolver por volta do 16º dia de gestação.

Na sexta semana, já é possível visualizar o coração do bebê no ultrassom, com frequência em torno de 100bpm.

Na décima semana de gravidez, o embrião é considerado um feto. Com cerca de 12 semanas de gestação, ele preenche todo o útero e quase todos os órgãos estão formados. As exceções são o cérebro e a medula espinhal, que continuam se desenvolvendo.

Quando é possível escutar o coração do bebê no ultrassom?

Como explicado, pode-se escutar o coração do bebê no ultrassom realizado após a sexta semana de gestação. Assim os batimentos cardíacos são ouvidos, pela primeira vez, no ultrassom obstétrico do primeiro trimestre, o qual faz parte dos exames de rotina do acompanhamento pré-natal.

Já no ultrassom morfológico do segundo trimestre, considerado o exame de imagem mais importante da gravidez, pode-se observar as estruturas do coração e suas câmaras detalhadamente. Ele é realizado, por via abdominal, entre a 20ª e a 24ª semana de gestação (quando o feto está totalmente formado), permitindo identificar eventuais malformações.

Como o ultrassom obstétrico é realizado e qual é sua função?

O ultrassom obstétrico inicial, como também é conhecido, é realizado por via transvaginal, geralmente, entre a 7ª e a 10ª semana de gestação. Ele serve para:

  • determinar a idade gestacional;
  • verificar a posição do saco gestacional;
  • detectar gestações múltiplas (gemelaridade) e
  • avaliar a vitalidade fetal.

Vale lembrar que os ultrassons são exames seguros e não invasivos. Para formar as imagens do bebê, utiliza-se a emissão de ondas sonoras de alta frequência, sem o emprego de radiação.

Leia tambémQuais são principais tipos de ultrassons gestacionais.

Onde realizar o ultrassom obstétrico em Florianópolis?

Gestantes que residem na região de Florianópolis, SC, podem fazer sua ultrassonografia obstétrica, assim como todos os exames do pré-natal, na Clínica Materno Fetal. Aqui, além de equipamentos modernos e ambientes aconchegantes, reunimos um corpo clínico experiente e altamente capacitado para atender gestantes e mamães.

Para concluir, poder escutar os batimentos do coração do bebê no ultrassom é uma experiência maravilhosa. No entanto, o objetivo do exame vai muito além, sendo necessário realizá-lo com uma equipe especializada, em um local considerado referência em cuidados gestacionais. Como mencionado, se estiver em Florianópolis, conte com o nosso apoio durante toda a gestação!

Precisa realizar algum exame gestacional? Não perca tempo! Ligue e faça seu agendamento agora mesmo: (48 3224-0180). Para agilizar o processo, tenha em mãos o pedido médico e a carteira do convênio. Estamos à disposição!

A Clínica Materno Fetal foi inaugurada em agosto de 1990 para atender à necessidade de um serviço de Medicina Fetal em Santa Catarina.
AGENDAR